• Carol

Como ter mais dias de férias trabalhando na eleição

Quantas vezes não desejamos ter mais alguns dias de férias para incluir aquele lugar que você acabou de conhecer? Ou quando não tem a oportunidade de dividir as férias e você queria fazer dois roteiros completamente distintos em épocas independentes, como fazer?

Aqui vou explicar como sempre conseguíamos fazer a estratégia de tirar 20 dias de férias, vendendo 10 dias e usando o dinheiro para viajar e ao mesmo tempo permanecer com os 30 dias para aproveitar.

Em algumas empresas se tem a oportunidade de fazer banco de horas e com isso gerar alguns dias que se pode adicionar nas férias ou mesmo fazer um segundo recesso. Mas e quando não se tem essa chance uma alternativa é trabalhar nas eleições!

Muitas pessoas acham que para trabalhar nas eleições você tem que ser convocado ou mesmo ter um cargo público, mas a verdade é que grande parte das pessoas que estão por lá são voluntárias.

Como ser voluntário?

Para se inscrever é super simples, somente acessar o site do TSE e realizar a inscrição online após selecionar o seu estado.



Eleições antes da pandemia

Para realizar a inscrição, é necessário ter seus dados cadastrais incluindo seu número de titulo de eleitor. Lembro que a primeira vez que fiz o cadastro não recebi retorno, então dei uma ligada no cartório e eles quase de imediato me confirmaram. Quase sempre não só aceito como é muito bem vindo, visto que para eles o melhor é que não tenha necessidade de convocação e todo mundo esteja lá de livre e espontânea vontade.

Quem pode e quem não pode?

  • É necessário ter mais de 18 anos e situação regular na justiça eleitoral;

  • Não pode ser candidato ou parente de até segundo grau e também não pode fazer parte de corpo diretório de partido político ou força policial com cargo de confiança do legislativo.

O que eu tenho que fazer no dia?

O processo é extremamente organizado e sempre tem apoio dos fiscais e equipe do TSE caso tenha algum problema, a função do mesário é somente a acessibilidade dos votos dos eleitores e organização da seção.

Ou seja, é necessário que você chegue uma hora antes da votação para instalar a urna, imprimir um documento chamado zerésima, que comprova que a urna começa o dia “vazia” – sem nenhum voto para nenhum candidato.

Durante o dia geralmente ficam entre 3 a 4 mesários em cada seção, um fica na porta confirmando se o eleitor está com toda documentação e se está no lugar correto, um ou dois com os cadernos de votação na qual se deve procurar o nome do eleitor pedir a assinatura e informar o número do titulo de eleitor para que o ultimo mesário possa incluir o mesmo no aparelho e liberar a urna para votação. Depois disso é somente entregar o comprovante para o eleitor.

Por fim quando acaba o horário é impresso o restante dos documentos na qual é possível verificar a quantidade de votos para cada candidato, além de informações de número de eleitores ou horário de encerramento.

Depois só entregar a mídia de resultados e a urna para os representantes do TSE.

Lembrando que existe um manual e também um treinamento, este é só um resumo, mas que qualquer dúvida é super tranquilo de tirar com a equipe.

Afinal, o que eu ganho com isso?

Independente de qualquer beneficio, acho muito legal participar pelo menos uma vez para ver como funciona todo processo. Ainda mais hoje em dia que o tema de urnas e votação está sempre em discussão é legal ver com os próprios olhos as etapas e criar sua própria opinião.

Se além disso você precisa de mais algum incentivo aqui está:

  • DOIS DIAS DE FOLGA PARA CADA DIA TRABALHADO: Lembram que eu falei do treinamento? Ele também dá direito a folga, o que é muito mamata porque dura em média duas horas (ano 2020 devido a pandemia foi inclusive online). Ou seja em caso de dois turnos, tem 06 DIAS DE FOLGA!

  • Auxilio alimentação: No ano de 2020, foi de R$ 40,00 por turno;

  • Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);

Eleições 2020 em meio a pandemia Covid 19

E ai vale a pena?


Carol

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo