• Carol

Como é viajar de classe executiva na Latam

Em resumo, é a cara da ryqueza e como eu gostaria de viajar sempre, mas acho que o que estão se perguntando mesmo, é como dois mochileiros viajaram de classe executiva para começo de conversa não é mesmo?


Nesta viagem, estava trabalhando na companhia aérea e um dos benefícios da empresa era a possibilidade de upgrade em viagem de lua de mel. Como fizemos nossa união estável naquela semana, conseguimos usufruir dessa honra.

Cada cia aérea tem seu próprio procedimento e design de interior da aeronave (para quem tem curiosidade, isso de chama Lopa – Layout of passanger accomodation), mas de maneira geral, a classe executiva tem bem menos passageiros, o que faz o atendimento ser mais exclusivo.

A primeira diferença gritante é o assento, a poltrona do B777 da Latam vira cama e além disso é disponibilizado um futon extremamente confortável que faz com que você não sinta as divisórias da poltrona e que esqueça eque está a muitos pés do solo.


Voltando uma casa, em alguns aeroportos existe até prioridade no raio x, como foi no caso de Lisboa, estranhamos já que em Guarulhos não existe essa diferença nessa etapa, portanto fique esperto nas sinalizações.

Quando se trata da cia aérea e não mais do aeroporto, a prioridade é clara. Você terá uma fila especial para check in, despacho de bagagem e prioridade de embarque.

Eu geralmente não entendo o motivo de querer entrar logo na aeronave a não ser a concorrência do bin (compartimento de bagagem), mas quando se está na classe executiva, quanto antes você se acomoda, mais cedo você pode ter acesso a sua champanhe e amendoim.

Além disso, você recebe uma garrafa de água, uma necessaire recheada e o cardápio para escolher previamente suas refeições.

Em Junho de 2019 a necessaire da Latam contava com os acessórios básicos da própria companhia, como meia, caneta, protetor auricular, pasta / escova de dentes e tapa olhos. Além de produtos da l’occitane que incluíam lenço para limpeza de rosto, creme para mãos e o melhor protetor labial da vida.



Imagem do voandoeavaliando

Após passar o êxtase de analisar todo kit, verifiquei o menu de refeições, que tinha em média 4 opções de jantar (voo noturno) e vários itens para café da manhã, na qual você seleciona suas preferências.

Uma vez que entrega o menu preenchido, pode pedir também uma sugestão de vinho de acordo com seu prato, além de poder solicitar que não te acordem pela manhã.

A comida continua sendo comida de avião, então não dá pra criar grandes expectativas, mas a dignidade de comer com talheres e copos não descartáveis é pra mim o grande diferencial.

Além dessas duas refeições, nos informaram que podíamos solicitar um sanduíche a qualquer momento.

O que tenho para dizer de “negativo” é que como ficamos na primeira fileira, o barulho na galley (como é chamada a cozinha da aeroave) era alto, eu pelo menos não consegui dormir tão bem, mesmo com todo conforto, mas os comissários não param de trabalhar (ao contrário do que muita gente pensa).

Assim como no embarque, a classe executiva tem prioridade no desembarque, o que pode ser uma mão na roda para evitar filas na alfandega. Além disso, você tem acesso a salas VIPs no aeroporto e maior limite de bagagem.

As comissárias que estavam no voo foram incrivelmente amáveis e posso dizer que amei cada segundo da experiência, portanto se a questão custo não fosse um empecilho eu com certeza estaria plena esticando as pernas sem bater na poltrona da frente em todos os voos.

Por mais que claramente o custo seja mais alto, hoje em dia essa opção tem se tornado cada vez mais viável, seja através de promoções ou de upgrade de categoria.

Minha recomendação é sempre entrar no site da companhia aérea para ver quais são as opções disponíveis. O Gabriel mesmo quando foi para Turquia recebeu um email da Latam o convidando para participar do leilão.


Gabs bem confortável eu diria.


Mas o que é leilão da Latam?

Quando essa opção estiver disponível, eles irão enviar um email com o convite para participação, mas você também pode sinalizar o interesse uma vez que comprado a passagem da classe econômica, através do próprio site da Latam no gerenciamento da sua reserva.

Após receber o email com o link para cadastro da oferta, acesse o mesmo e coloque o valor que estaria disposto a oferecer, existe um lance mínimo que altera de voo para voo, no caso do Gabriel o lance mínimo era R$ 1.600 na perna GRU – Barcelona, que foi o lance ofertado por ele e aceito pela companhia. Este aceite é dado de 2 a 12 horas antes do voo.

Além da opção de leilão, clientes Fidelidade Premium tem direito a solicitar upgrade gratuito mesmo que emitido por milhas.

Agora vamos ver se o futuro nos reserva experimentar esse luxo em outras oportunidades.


Carol ;)

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo